quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O FAROESTE


(POTÊNCIA USA)


Acabo de ler o livro “O Faroeste”, do escritor norte-americano Dee Brown. Eu já o conhecia - tenho outros dois documentários seus: “Enterrem meu coração na curva do rio” e “Massacre”.

 

O Faroeste conta a história da ocupação do oeste norte-americano, ainda na primeira metade do século XIX. Iniciando com os primeiros europeus a pisar no solo daquela região – os espanhóis -, A fundação da cidade de Santa Fé, a guerra dos Estados Unidos contra o México (1846-1848), os primeiros imigrantes chegando ao Oregon, Califórnia, êxodo mórmon (sob a liderança de um fanático de nome Brigham Young, 1801-1877), a importância das mulheres no desenvolvimento do Oeste norte-americano, entre outros pontos históricos. 


Para quem pretender entender os Estados Unidos da América - como potência - recomendo iniciar os estudos por este livro. Nele o leitor descobre como os bens (cavalos, carroças, gado, ouro, eticétera), a propriedade (terras, casas, fazendas) era protegida por lei. E o infrator punido, muitas vezes perdendo a própria vida. 

Descobri que vários filmes de faroeste foram, de certa forma, “tirados” daquele livro. Por exemplo: aquele volume fala do crime que era um sujeito atirar em alguém pelas costas, ou estando o outro desarmado. A pena era o enforcamento. No filme “Paixão dos Fortes” (My Darling Clementine/1946), de John Ford (1895-1973); “Doc” Holliday (Victor Mature, 1913–1999) desafia o xerife Wyatt Earp (Henry Fonda, 1905–1982) para um duelo. O Homem da Lei apenas abre seu colete mostrando que está desarmado. Doc guarda a arma. Há muitas testemunhas na cena. Seria um tipo de suicídio. Já no filme “Duelo ao Sol” (Duel in the Sun/1946), de King Vidor (1894–1982), Lewton McCanles (Gregory Peck, 1916–2003) desafia um rival. O homem avisa que está desarmado. O desafiante ordena ao barman que entregue uma arma ao outro. O revolver é jogado e desliza sobre o balcão até alcançar o desafiado. No momento em que o outro coloca a mão sobre o cabo do Colt, “Lewt” dispara matando o infeliz. O filme “Califórnia” (California/1947), de John Farrow, 1904–1963), mostra como foram feitas as primeiras viagens para a Califórnia, pelos imigrantes. “Desbravando o Oeste” (The Way West/1967), Andrew V. McLaglen, 1920–2014) , mostra a trajetória para o Oregon. “Caravana de Mulheres” (Westward the Women/1951), de William A. Wellman, 1896–1975) , é um impressionante filme sobre a força da mulher em um território hostil. Elas vão para o Oeste em buscas de casamento, mas, tem de enfrentar índios, feras, rios caudalosos, subir e descer montanhas íngremes, e enfrentar seus próprios guias. “Caravana de Bravos” (Wagon Maste/1950), de John Ford, mostra grupos de mórmons se dirigindo a “Terra Prometida”. 

 


Há muitos outros filmes que eu poderia citar, mas, creio ter dito o bastante para interessar aqueles que querem conhecer um povo que decidiu a ser uma Grande Nação. Mas, para isso, pagaram o preço... - fcésar


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário