sábado, 11 de janeiro de 2014

UMA TARDE GONZAGUIANA – RELEMBRANDO O REI DO BAIÃO




Hoje fui almoçar no Restaurante Arte Caseira – Self Service – Av. Miguel Castro, quase esquina com Rua Romualdo Galvão, Lagoa Nova – do amigo Sócrates. Lá estavam eu, o cantor e apresentador do “Bom Dia Alegria, da 98 FM, Riva Júnior e seus discípulos Neto e “Galego do Leite”. Depois chegou o produtor musical Rutemberg Rocha. E um pouco depois desfrutamos da agradável presença de Chambinho do Acordeon. Para quem não sabe, ele foi o ator que interpretou Luiz Gonzaga (1912-1989) no filme “De Pai pra Filho” (2012), do diretor Breno Silveira. 

A passeio por Natal, junto com sua bela esposa Daniela e sua filha, Chambinho nos deu um banho de atenção, sorriso de um brilho inigualável e muita simplicidade. Fiquei impressionado com sua semelhança com o “Rei do Baião” Luiz Gonzaga - que eu só tive o privilégio de vê-lo uma única vez, em 1975, mas, lamentavelmente não dei a devida importância porque não sabia a dimensão do que ele representava. 




Como todo cinéfilo que se preza puxei o assunto para o lado do filme, salientando que ele foi perfeito em sua interpretação do “Mestre Nordestino”: locações, elenco, elação das pessoas por onde ele filmou, e outras curiosidades minhas. Também perguntei como a família de Gonzaga o recebeu em Exu, Pernambuco, e sua agenda de shows. O rapaz, pacientemente me respondeu a tudo com um sorriso encantador.

Um pouco sobre o artista: “Nivaldo Expedito de Carvalho, o Chambinho do Acordeon, nasceu em São Paulo no dia 07 de junho de 1980. Aos 08 anos de idade mudou-se com a família para a pequena cidade de Jaicós, Piauí, onde aprendeu os primeiros acordes na sanfona, com o seu avô Zezinho Barbosa. Essa primeira escola, tão afetiva, quanto autêntica, lhe deu não só os macetes dos velhos sanfoneiros nordestinos, como também o gosto pelo autêntico forró”.



E assim foi minha agradável tarde de 11 de janeiro: a companhia de amigos queridos, coroada com a autêntica Cultura Nordestina - (fcésar)




Nenhum comentário:

Postar um comentário