sexta-feira, 7 de setembro de 2012

WELLINGTON CARVALHO: O MELHOR PLANTÃO ESPORTIVO DO BRASIL

Foi o professor Normando Bezerra quem me avisou do falecimento - ocorrido hoje, 06/09 - do “Pantera”, como carinhosamente era chamado o radialista Wellington Pereira de Carvalho. Profissionalmente apresentado por Helio Câmara, e outros narradores, como “O melhor plantão esportivo do Brasil”. Eu nunca soube se era verdade verdadeira, mas, para a nossa realidade, era o melhor, sim! No começo dos anos 1970 eu ia, todos os domingos, aos estúdios da Rádio Cabugi – então à Rua Nísia Floresta, Ribeira - só para ouvi-lo “ao vivo”. Eu sentava de frente para ele que, de olhos grudados em um rádio de umas mil cento e tantas Faixas, sintonizava o mundo em busca de resultados – foi com ele que aprendi a ouvir Ondas Curtas -, trazendo até os ouvintes o esporte acontecendo. E isso desde “O Aberto de Arremesso de Bananas na República Democrática e Popular Do Vai Quem Quer”, até o “Campeonato Internacional de Jogo de Biloca no Sultanato do Kafiristão”. Com ele a informação era total. E isso numa época onde a palavra “internet” ainda não havia sido inventada. Era tudo artesanal. No “osso cru”, como se diz por aí. A fumaça do seu inseparável e incômodo cigarro dava no “meidacanela”, e ele lá, numa concentração de causar espanto a um monge tibetano. Dos meus 24 anos passados no Bairro da Ribeira, creio que não teve um dia útil em que não vi Wellington. Ocasionalmente ali pela calçada do Ministério do Trabalho. Curiosidade: ele costumava caminhar com um livro de bolso, geralmente de faroeste (era um viciado naquilo!) elevado a altura dos olhos. Como conciliava a leitura e os seus passos alongados, eu nunca entendi. Um dia – juru de pés juntos e mãos postas - fui atrás só para descobrir a proeza. Em vão! Era realmente um figuraço. Lamento esta perda para a História do Rádio Norte-Rio-Grandense. E sem desmerecer os demais, que se registre: WELLINGTON CARVALHO, O MELHOR PLANTÃO ESPORTIVO DO BRASIL.

(FCB/CP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário