terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

ASSASSINOS DA HISTÓRIA



Meus adoráveis e pacientes amigos, "dérna di ônti" que estou vendo este documentário, gravado do The History Channel, intitulado "HUMANIDADE - A HISTÓRIA DE TODOS NÓS". Compactado em três DVDs. Saindo dos homens das cavernas, já passei pelas batalhas entre egípcios e povos do Oriente Médio, gregos e persas, romanos, suas conquistas e queda. Vikings e suas invasões bárbaras. Cruzadas pela posse de Jerusalém. Agora chego a Gengis Khan invadindo a China, em 1215 d.C., estendendo suas conquistas através da Índia, Oriente Médio, chegando à Europa. Quando pensei que já havia visto tanta desgraça, o narrador diz que é creditada ao guerreiro mongol a morte de 40 milhões de pessoas... (quarenta milhões de pessoas...). Em 25 anos de terror e destruição. Só para se ter uma idéia, 60 mil mulheres chinesas, para não serem estupradas pelos homens de Khan, suicidaram-se na capital do país naqueles dias de invasão. Agora estou aqui me perguntando o porquê de Deus permitir a existência de pessoas como Gengis Khan, Júlio César, Hitler, Mussolini, Stalin, Leopoldo II, Henry Truman (com suas bombas atômicas, despejadas sobre as cabeças de milhares de civis inocentes...), Menachem Begin, Fidel Castro, Che Guevara, Urbano II,Nelson Mandela, Ariel Sharon, políticos brasileiros, entre outros monstros, ao longo da história, que vivem (ou viveram) para destruir vidas... Todos os meus amigos estão livres para responder. Só não me use, pelo amor de Deus, a palavra: "livre arbítrio"... O resto, pode.

 [Chico Potengy]


 Texto de 12 de fevereiro de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário