quinta-feira, 26 de novembro de 2015

LUIZ GONZAGA, LUIZ BARBOSA, UM BOI NA FRENTE



Todas as vezes que conto essa história me emociono. O cidadão, ao lado de Wandick, se chamava Luiz Gonzaga Adelino Dantas. Mas, em Natal ficou conhecido, entre seus amigos, como “Luiz Carnaval”. Desconheço a razão. Aliás, desconheço quase tudo de sua vida. Eu o conheci em 1991, em sua loja de implementos agrícolas, na Av. 1 (no trecho que recebe o nome de Rua Dr. Luiz Dutra), Alecrim. Descobri que Luiz Gonzaga era um dos 23 filhos do casal Sátiro Adelino Dantas e dona Cândida de Araújo Dantas (detalhe: ela morreu com 98 anos! 23 filhos paridos...). Casou com dona Teresinha, filha de seu Pedro Azevedo Maia – chefe político de Barcelona - e de dona Maria. Conversa vai, conversa vem, ele quis saber de onde eu era. E foi assim:

Ele – Você vem de onde?

Eu - Sou de Barcelona!

Ele - De Barcelona? Filho de quem?

Eu - De Terezinha Barbosa.

Ele - E Terezinha Barbosa é filha de quem?

Eu – De Luiz Barbosa de Moura.

Ele – Você é neto de Luiz Barbosa?

Eu – Sou!

Ele (Cruzando os braços e me “fuzilando” com olhar) – Você é neto de compadre Luiz Barbosa?

Eu – Sou, sim, ‘sinhô”! Então o “sinhô” o conheceu!?

Ele – Demais! Seu avô foi um grande homem. Era compadre de meu pai. Lá em casa todos o tratava por “compadre Luiz”. Um dia, no começo dos anos 40, entrei no mato com ele. Eu tinha 14 anos. Onde o boi entrava, Luiz entrava. O focinho do cavalo junto do rabo do boi. Eu mais atrás. Me distanciei. Quando cheguei a uma clareira, Luiz estava no chão, agarrado nos chifres do boi. Me olhou gritando: “Traga a peia e a ‘mascara’, ‘muleque’”! Eu, tremendo de medo, obedeci. E nunca esqueci aquele dia no campo com ele. – [cp]
 

Nota: Sátiro Adelino Dantas era filho de Manoel Adelino (dos Santos) Dantas. Manoel Adelino foi padrinho do meu avô e seu patrão por 36 anos. Dona Cândida era irmã de Dom Eugênio Sales.


Nenhum comentário:

Postar um comentário