sábado, 4 de julho de 2015

SIM, TEMOS ARTE E CULTURA!


... e o detalhe é o seguinte: tenho visto muitos artistas - artistas de diversos tipos de artes - reclamando de falta de apoio, de oportunidade para expor seus trabalhos, entre outras mazelas que dificultam seus avanços. Até eu, que não sou do ramo, mas gosto de "descer a lenha", reclamo. Mas, ultimamente tenho notado que há diversos eventos culturais, porém, vazios. Ninguém comparece. Meia dúzia de três ou quatro pessoas apenas. O Mercado de Petrópolis está "apipado" de artes e cultura. Contamos nos dedos o número de pessoas visitando os boxes ou prestigiando eventos. Na última feira de vinil eu percebi isso. Contudo, refleti e me parece que o problema maior é falta de "sensibilidade" cultural nas pessoas... Dinheiro o povo tem. Alí na Cidade Alta foram criados dois "calendários culturais". Um acontece nas noites de quinta-feira, na Praça André de Albuquerque. Só pagode, cachaça e um "baseadozinho" de leve... O outro é um "Espaço Cultural" com nome de um político - a Prefeitura de Natal fechou, em definitivo, uma rua que nos servia de retorno para diversos bairros, para criar o espaço que só beneficiou um bar e um magote de cachaceiros. Nada mais! Aquilo não representa cultura. Ou então eu não "seio" o que diabo é cultura... O certo é que os eventos estão acontecendo: cordel, vinil, pinturas, livros, fotografia, filatelia, numismática, antiguidades, artesanato, culinária... Tudo acompanhado de música de qualidade. O que está falta, a meu ver, é o povo aprender a valorizar a arte e a cultura. A sua arte! A sua cultura! - cp


GLOSSÁRIO DO RN:
"Apipapado" = cheio.
Pipa é uma vasilha de madeira, arredondada, que se "enche" com liquido. O norte-rio-grandense criou (ou usa) a expressão "apipado" para definir concentrações, de pessoas ou coisas. - pesquisa de Chico Potengy



Nenhum comentário:

Postar um comentário