sábado, 26 de abril de 2014

FESTIVALO JOHN WAYNE

Todos os anos, nos meses de maio e junho, eu "promovo", em minha casa, um Festival John Wayne. Este ano comecei mais cedo. O meu acervo aumentou e então...

O primeiro eu vi ontem: "Os Chacais do Oeste" (The Train Robbers/1973).

Direção: Burt Kennedy (1922-2001).
Roteiro: Burt Kennedy.
Música: Dominic Frontier.
Fotografia: William H. Clothier (1931-1996).
Gênero: faroeste.
Cotação: ****

Elenco: John Wayne (1907-1979), Ann-Margret, Rod Taylor, Ben Johnson (1918-1996), Christopher George (1931-1983), Bobby Vinton, Jerry Gatlin, Ralph Volkie (1910-1987) e Ricardo Montalba (1920-2009).

Sr. Lane (John Wayne) reuniu antigos companheiros do tempo da Guerra se Secessão, Grady (Rod Taylor) e Jesse (Ben Johnson) em uma estação ferroviária. Ele desce de um trem ao lado de uma estonteante loura: a senhora Lowe.

Aquela jovem senhora, que se identificou como viúva, os contrata para uma missão: eles terão cruzar a fronteira e viajar até o México, a procura de uma locomotiva abandonada, que abriga, em sua caldeira, um baú de ferro com ouro roubado de um banco em território ianque.


O grupo que fez o assalto era liderado pelo marido daquela senhora. Ela quer estar presente no resgate, pois pretende devolver ao banco, o ouro roubado, e assim limpar o nome do seu falecido marido - assassinado com um tiro nas costas em um beco escuro de uma pequena cidade do Texas.


A viagem é só emoção. Com direito a incidente com mexicanos desocupados; travessia em rios caudalosos, chuvas torrenciais, perdas de víveres, tempestade de areia, além de enfrentar quarenta homens, liderados pelo comparsa do marido da viúva. Ele também quer o ouro escondido.


Ao longe um misterioso "almofadinha" (Ricardo Montalban) acompanha tudo, tragando um longo charuto.


Depois de dias viajando, e vencendo obstáculos, o grupo encontra a locomotiva, enterrada em dunas amareladas e escaldantes. A cena é uma "dádiva", aos olhos, pela falta de fôlego que nos causa àquela aventura.


Tiroteios e dinamites marcam a retirada do ouro da caldeira enferrujada. Depois, a viagem de retorno sem mais incidentes. Mas, ao chegar à estação o grupo de reduzidos bandidos os esperam. Mais tiros e dinamites. Ao final Lane e seu grupo sai vitorioso. A senhora Love pode partir em paz. Os homens de Lane, comovidos, decidem doar - para a educação do filho da viúva - sua porcentagem pelo resgate do ouro. Ela, na escada do trem que a levará de volta para casa, se emociona e finge querer chorar agradecida.


O maquinista apita dando sinal de partida e vai saindo lentamente. Lane e seus homens ver, finalmente, o "almofadinha" com seu terno impecável e o inseparável charuto, postado no último vagão. Ele retira do bolso sua insígnia de agente da Pinkerton e diz, enquanto o trem vai se movimentando:


- Bonito gesto, o de vocês, renunciando ao prêmio em favor da criança. Realmente comovente! Aquela moça é dançarina de um saloon. Possivelmente está envolvida na morte de Lowe. Ah, seu verdadeiro nome é Lilly... Lilly com dois "L".


Atônito Jesse comenta:


- O nome dela é Lilly... Com dois "L"!


E Grady completa:


- O segundo deve ser de ladra!


Lane não ouve Grady. Ele correu para o cavalo. Jesse lhe pergunta aos gritos:


- Aonde você vai?


Lane responde esporeando a montaria:


- Assaltar um trem!


(fcésar)


NOTA: Este belíssimo filme foi todo rodado no Mexico - no estado de Durango. A paisagem é deslumbrante. O elenco soberbo. Atores simples. Desempenhando papéis simples, mas com muita competência. Vale a pena ver o "Make Off" com depoimento do elenco de apoio. Eles não poupam elogios à John Wayne, como um companheiro sempre disposto a ajudar. Inclusive a indicação dos atores Bobby Vinton e Jerry Gatlin foi um esforço pessoal do "Duke". Eles se dizem gratos, por toda vida, pois eram simples dublês para quedas em cavalos. Também comentam a vontade de "adaptação" de Ann-Margret ao grupo acostumado a filmagens pesadas e cansativas. O cenário da locomotiva, atolada na areia, foi todo montado. Recomendo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário