domingo, 6 de abril de 2014

A ÚLTIMA CEIA



Já nas bancas uma revista falando "a verdade sobre a Páscoa". Hoje eu encontrei um livro "desvendando os mistérios do quadro 'A Ceia Secreta', de Leonardo da Vinci".

Não faz muito tempo que eu vi uma revista falando sobre "o cardápio que Jesus usava". Ou seja: o que ele comia quando andou pela Palestina. Parece que, quanto mais tempo se passa, mas se sabe sobre o Homem de Nazaré. E é cada teoria mais fantástica que a outra. E uma mania, que esse pessoal tem, de "pintá-lo" como uma espécie de homem "mágico". Jesus não era "mágico"!

"Ele pegou o pão. Deu graça e o partiu. E deu aos seus discípulos dizendo: 'Tomai, comei; isto é o meu corpo'".

"E do mesmo modo, ao fim da ceia. Ele tomou o cálice em suas mãos. Deu graças novamente e deu aos seus discípulos dizendo: 'Tomai, e bebei! Este é o meu sangue. Sangue da nova e eterna Aliança, que será derramado por vocês e por todos os homens. Façam isso em minha memória'".

Como se pode ver, não há mistério. Aprendi quando era criança - com padre Pereira, em Barcelona, padre Xavier, em São Tomé e com padre Thiago no bairro das Quintas.

Aprender sobre Jesus é tão fácil. Não há complicação. O Velho e no Novo Testamento descreve todo o ritual da Páscoa. Todo o seu real significado. Desde as dificuldades do povo judeu, no Egito, a saída daquele país do Norte da África, o Êxodo e a nova vida na "Terra Prometida". O resto é teoria para vender livro. - (fcésar)


Texto de 02/04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário