quarta-feira, 10 de julho de 2013

1961 NA HISTÓRIA


3 de janeiro – ESTADOS UNIDOS: Washington rompe relações com Havana.

20 de Janeiro  – ESTADOS UNIDOS: O jovem John Fitzgerald Kennedy é empossado como novo presidente norte-americano. Entre suas metas de governo está o de apoiar a CIA nos planos para desestabilizar o governo de Cuba. E em novembro naquele mesmo ano, cria um comitê denominado de Grupo Especial Ampliado tendo como chefe o seu irmão Robert Kennedy. Missão: eliminar Fidel Castro.

12 de abril: O cosmonauta soviético Yuri Gagarin grita do espaço: “A terra é azul”! O russo tornou-se o primeiro homem a realizar um voo em volta da orbita terrestre.

15 de abril – ESTADOS UNIDOS: presidente norte-americano, John F. Kennedy, autoriza uma invasão a Baia dos Porcos em Cuba.

20 de abril - CUBA: nove, de 149 prisioneiros cubanos, morrem em uma van hermeticamente fechada, numa viagem de 11 horas.

1 de maio - CUBA: durante as comemorações do Dia do Trabalhador, em Havana, o presidente Fidel Castro declara que Cuba é um país socialista.

25 de maio – ESTADOS UNIDOS: o presidente estadunidense John F. Kennedy faz um pronunciamento no Congresso dos Estados Unidos, anunciando que, até o fim daquela década, um astronauta do seu país chegará à lua (a Apollo 11 desceu o solo lunar a 20 de julho de 1969).

30 de maio REPÚBLICA DOMINICANA: o ditador Rafael Trujillo é assassinado na capital do país, Santo Domingo.

13 de agosto – UNIÃO SOVIÉTICA: Nikita Kruchev ordena a construção do Muro de Berlim - 155 quilômetros que tinham como objetivo controlar o fluxo migratório de alemães orientais para o lado ocidental.

19 de agosto - BRASIL: o guerrilheiro argentino, então ministro da indústria de Cuba, Che Guevara, é condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul pelo então presidente Janio Quadros.

25 de agosto - BRASIL: pressionado por “forças ocultas” renuncia a presidência do o senhor Janio Quadro, eleito democraticamente no ano anterior.

7 de setembro - BRASIL: João Goulart assume a presidência da República Federativa do Brasil.


15 de dezembro - ISRAEL: Adolph Eichmann, que havia sido sequestrado, por agentes judeus, na argentina, é condenado à morte em Jerusalém. - (fcb/cp)

NOTA: texto alterado frequentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário