quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

MARIA TERTULINO - 102 ANOS


Ontem foi o aniversário de 102 anos de Maria Tertulino - minha tia-avó, irmã do meu avô materno, Luiz Barbosa de Moura. 

Maria Barbosa de Souza nasceu a 21 de janeiro de 1913, em Caiçara dos Barbosa, então município Santa Cruz/RN. Filha da segunda união de Maximiano Barbosa de Moura, com Antônia Barbosa de Moura (nome de solteira) - na seqüência dos filhos de máximiano ela foi a oitava. E quarta de Antônia.

Casou com Sebastião Tertilno da Cunha em 2 de setembro de 1931 e teve cinco filhos. Três mulheres e dois homens: Alzira, Maria das Dores (Dorinha), Manoel (Manezinho) Nenê, e Francisco (Chiquinho). Todos nascidos em casa pelas mãos de parteira sertanejas: muita água quente, panos limpos e rezas para a criança vir ao mundo – o saudoso mestre Luiz Gonzaga conta essa história na música “Samarica Parteira”. É aquilo mesmo sem acrescentar mais nada.

Estas fotos eu fiz em 21 de janeiro de 2013, quando estive com ela para os festejos dos seus 100 anos. Ontem liguei e Chiquinho me disse que não houve nenhuma alteração em seu cotidiano. Cinco horas já está de pé. Cuida dos animais domésticos e providencia o café da manhã. Come de tudo. Fuma seu cachimbo. Dormi um pouco à tarde. E dorme cedo. Completamente lúcida e gozando de boa saúde. - fcésar

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário